..

..

..

..
























1 - 
O que é preciso para fazer um curso técnico a distância?
2 - 
O diploma é válido em qualquer lugar do país?
3 - 
Esse curso técnico serve para concurso público?
4 - 
Quais benefícios em fazer um curso técnico à distância?
5 - 
Qual a metodologia utilizada nos cursos técnicos a distância do CETAP?
6 - 
Como é a aceitação do curso técnico no mercado de trabalho?
7 - 
Como fazer para registrar o diploma?
8 - 
Como funciona o estágio?
9 - 
Como é o processo de avaliação do curso técnico?
10 - 
Como são realizadas as provas?
11 - 
Onde são realizadas as provas?
12 - 
Caso não obtenha a nota igual ou superior a 7 na prova final, como devo proceder?
13 - 
Há encontros presenciais obrigatórios?
14 - 
Qual documentação necessária para matrícula?


1 - O que é preciso para fazer um curso técnico a distância?

Para fazer um curso técnico você precisa ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Sem o diploma de conclusão do ensino médio você não poderá receber o diploma de Técnico.

Mesmo se você tiver um curso superior, você pode fazer um curso técnico. Basta apresentar o diploma e o histórico do ensino superior (mas, se não tiver, pode entregar o diploma e histórico do Ensino Médio mesmo).

Para fazer o curso técnico a distância oferecido pelo CETAP você precisará de acesso à internet, porém não será necessário ter acesso diário. O curso é feito aliando estudo por apostilas e exercícios feitos pela internet. As avaliações são feitas presencialmente na cidade do Rio de Janeiro em dias e horários agendados por você.



2 - O diploma é válido em qualquer lugar do país?

Sim. Os diplomas de Técnico emitidos pelo CETAP são válidos em todo o território nacional conforme parágrafo único do art. 41 do capítulo III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. É como se você fizesse uma faculdade em São Paulo, por exemplo, e depois fosse trabalhar no Rio de Janeiro. A validade é nacional.



3 - Esse curso técnico serve para concurso público?

Sim, os cursos técnicos do CETAP são válidos em todo concurso cujo edital exigir formação técnica na área do curso técnico.



4 - Quais benefícios em fazer um curso técnico à distância?

Fazer um curso técnico a distância traz muitos benefícios e requer muita disciplina e força de vontade. Os maiores benefícios são:

- Você estuda em sua casa ou trabalho, sem ter que se dirigir a uma escola;
- Você faz os seus horários, podendo estudar aos finais de semana, noites, manhãs, etc;
- Você pode se formar no prazo em que concluir os estudos, podendo o prazo ser de 6 meses, 1 ano ou mais – só depende da sua dedicação!



5 - Qual a metodologia utilizada nos cursos técnicos a distância do CETAP?

O curso técnico a distância oferecido pelo CETAP tem a seguinte metodologia:

- Estudo domiciliar por meio de material didático impresso, exercícios realizados em Internet (plataforma Moodle) e interação entre alunos e professores por meio de fóruns temáticos.
- Realização de estágio curricular
- Entrega de trabalho de conclusão de curso
- Avaliação Final (prova) realizada presencialmente



6 - Como é a aceitação do curso técnico no mercado de trabalho?

Um curso técnico é a forma mais rápida de conquistar uma profissão e ingressar no mercado de trabalho. Ao finalizar o curso técnico o aluno estará habilitado em uma profissão, o que significa que ele será um profissional de nível técnico na área do curso e que poderá trabalhar em qualquer local do Brasil, uma vez que o diploma é válido nacionalmente. Além disto, todos os CONCURSOS atuais pedem diploma de curso técnico em instituição reconhecida pelo MEC, que é o nosso caso.



7 - Como fazer para registrar o diploma?

Os diplomas são registrados na própria instituição de ensino, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e recebem uma numeração própria e exclusiva, que é autenticada pela Secretaria de Estado da Educação. De acordo com a profissão, haverá a possibilidade de se obter registro profissional junto ao Ministério do Trabalho, Conselho Profissional ou Superintendência de Ensino, por exemplo. Tudo depende do curso técnico realizado.



8 - Como funciona o estágio?

O estágio curricular é obrigatório, ou seja, sem a realização do estágio o aluno não poderá receber o diploma de técnico.
O estágio poderá ser feito em qualquer momento, preferencialmente a partir do 3º módulo de estudo. Sugerimos que os alunos façam o estágio durante o período de estudo para que possam correlacionar a vivência prática do estágio com a aprendizagem teórica do conteúdo, além de poder trocar as experiências com outros colegas e também esclarecer dúvidas e solicitar supervisão a seus professores/tutores. Lembrando que sem entregar a comprovação de estágio não receberá o Diploma, nem mesmo declaração de conclusão de curso.
O aluno deverá entrar em contato com o CETAP indicando a empresa ou escola onde fará o estágio e providenciar assinatura (sua e do representante legal da empresa/escola) no Termo de Convênio de Estágio e assinar o Termo de Compromisso de Estágio. Ao finalizar o estágio, o aluno deverá providenciar o Relatório Final de Estágio solicitando a avaliação e assinatura do profissional responsável pela supervisão na empresa/escola e entregá-lo ao CETAP. Também entregará a Declaração de conclusão do estágio e a folha de apontamento das horas.
Se você é funcionário de uma empresa ou escola e desenvolve atividades correlatas ao seu curso, deverá providenciar uma Declaração de Comprovação Funcional, bem como um Relatório (há modelos desses documentos disponíveis aos alunos).
Caso você não esteja trabalhando e não conheça nenhuma empresa, escola, etc, onde poderá fazer o estágio, consulte o setor de estágios do CETAP para saber se há vagas de estágio em aberto.



9 - Como é o processo de avaliação do curso técnico?

Os alunos serão avaliados da seguinte forma:

- Pela participação nas atividades propostas via internet (fóruns)
- Pelo trabalho de conclusão de curso
- Pela realização da provas de cada módulo presencialmente

A única etapa que exige que o aluno esteja presente na sede do CETAP é para a realização das provas dos módulos, que podem ser feitas uma a uma ou somente no final do curso, sendo que desta maneira, o aluno terá que se deslocar somente uma vez à nossa sede.

As demais etapas também serão avaliadas por conceitos. A entrega do trabalho de conclusão de curso é obrigatória, mas não precisa da presença do aluno na sede do CETAP – o aluno deverá enviar o trabalho por e-mail. Esse trabalho deve ser iniciado a partir do módulo 3, quando o tema estará disponível ao aluno na plataforma.



10 - Como são realizadas as provas?

Os cursos técnicos são compostos por módulos de estudo. As provas presenciais que o aluno precisa fazer contêm questões referentes a todos os módulos, sendo uma prova para cada módulo. É facultado ao aluno fazer cada avaliação após terminar de estudar os conteúdos de cada módulo ou escolher fazer as provas somente após ter estudado todos os módulos de uma vez só, em nossa sede.

As provas individuais serão previamente agendadas de acordo com os dias e horários disponíveis no calendário escolar, que está no ambiente virtual de aprendizagem.

Os alunos terão até 3 horas para finalizar a prova. Caso o aluno não consiga responder todas as questões no período estipulado, deverá re-agendar a prova para outra data, não sendo aproveitadas as questões já respondidas. Ou seja, o aluno terá que fazer toda a prova novamente.

Para realização da prova, os alunos deverão levar canetas e/ou lápis e borrachas. Não será permitido ao aluno, realizar as provas portando aparelhos de celular, MP3 ou qualquer outro similar.

Será aprovado e terá direito ao diploma de curso técnico o aluno que obtiver nota igual ou superior a 7 (sete) nas provas de cada módulo, nota igual ou superior a 7 (sete) no trabalho final de curso e entregar a documentação de comprovação de estágio.

Sugerimos que os alunos estudem bem os principais pontos de cada módulo e decidam se preferem fazer a prova contendo questões de todos os módulos de uma vez ou se vão preferir fazer prova específica para cada módulo. Vale lembrar que há um período estipulado para cada sessão de avaliação, que é de 3 horas. Portanto, o aluno deve estar ciente do tempo disponível para tal.



11 - Onde são realizadas as provas?

As provas são realizadas em nossa sede, na cidade do Rio de Janeiro/RJ no seguinte endereço:

Rua do Carmo, 11 sala 202 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20011-020



12 - Caso não obtenha a nota igual ou superior a 7 na prova final, como devo proceder?

O aluno que não obtiver a média igual ou superior a 7 nas provas dos módulos, deverá retomar seus estudos de modo a se preparar para realizar a prova novamente. O aluno poderá solicitar um novo agendamento de prova com o prazo mínimo de 15 dias após a realização da primeira prova. Esse agendamento deverá respeitar as datas disponíveis no Calendário Escolar. Ao solicitar o novo agendamento, o aluno terá que pagar uma taxa administrativa cujo valor poderá ser consultado junto à secretaria do curso.



13 - Há encontros presenciais obrigatórios?

Os encontros presenciais acontecerão de acordo com o previsto no calendário escolar e são facultativos, ou seja, os alunos podem ou não participar. Semanalmente, os professores estão disponíveis em horários pré-determinados para atender aos alunos pessoalmente, por telefone ou chat para esclarecimento de dúvidas. Fora destes horários, o aluno pode acionar o professor por e-mail ou fórum.



14 - Qual documentação necessária para matrícula?

Cópia autenticada (via sedex):

- Diploma e Histórico Escolar do Ensino Médio OU Diploma e Histórico Escolar do Ensino Superior;
- Cédula de Identidade;

Cópia simples (via sedex):

- Certificado de reservista (para homens);
- CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de residência;
- 1 foto 3X4.
- Contrato assinado. Clique em CONTRATOS na parte superior do site para imprimir o seu contrato em 1 via e nos enviar junto com os documentos.

OBS: Caso traga pessoalmente em nossa sede, ou peça para alguém trazer, bastam os originais e cópias simples






























Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.